sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Texto: Escritores da liberdade e minha realidade

E olho para os lados e vejo qualquer coisa, menos alunos empenhados. Vejo alguns conversando, muitos gritando, brincando, rindo alto, bagunçando e poucos, muito poucos estudando.
Olho para frente e vejo a mesma cena na televisão, mas tem uma diferença, na televisão o que eu vejo são adolescentes problemáticos, que ameaçam e são ameaçados de morte todo dia; adolescentes que testemunharam a morte de pais, irmãos e ou amigos; adolescentes que enfrentam a toda hora o duro preconceito da sociedade; adolescentes que, além de lutar contra tudo isso, não recebem apoio alguns para estudar, pelo contrario, são excluídos entre os demais alunos e tratados como bandidos.
Nas minha sala não. Poucos de nós temos problemas parecidos e todos recebem grande apoio para estudar, tanto da família como da escola que nos fornece materiais novos e ambientes limpos e confortáveis, coisas que muitos de nós não sabemos valorizar e cuidar.
Somos uma geração fraca, sem grandes objetivos.
Me pergunto onde está o erro, será que foram nossos pais? Eles, que tiveram uma infância curta, sem direito a estudar e brincar, eles que trabalhavam a vida toda para conquistar o pouco que tem hoje, será mesmo eles os fracassados?
Eu acho que não.
Eles batalharam horrores para conseguir ter a vida de classe média e dar um pouco de comodidade aos filhos, e como nossa geração retribui? Da forma que relatei no inicio do texto: brincando, gritando, conversando, bagunçando, tudo, menos estudando.
E acontece que no fim nossa geração privilegiada pelo direito de estudar, brincar e protegida de trabalhar e apanhar, vai acabar no mesmo lugar que nossas pais, com muito suor, chegavam na classe média, trabalhava e trabalhava para dar mais comodidade às próximas gerações, que serão mais folgadas que nós e chegarão as mesmas situações que estão nossos pais, apenas por falta de determinação e esforço. E o ciclo continuará...
Por isso, cora geração do seculo XXI, estudem se empenhem! Faça a diferença! Você tem muitas oportunidades para se dar bem na vida, mostre que tem potencial também.

Texto referente ao Filme Escritores da liberdade, Fazendo comparações com a realidade: como é a sua escola? Seus colegas? Seu comportamento?
ALUNA: Maria Ghisi
SERIE: 8º ano mat
PROFESSOR: Jeferson Ferri
DISCIPLINA : Português

11 comentários:

  1. Maria Fernanda, que texto mais lindo!!!
    Como professora, tenho que concordar com tudo o que você postou, é a nossa realidade, mas que bom que você tem a mente aberta e sabe que é assim que se encontra as nossas escolas. Parabéns

    Ivanete Alberti

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto! Realmente é muito difícil encontrar nessa nova geração a vontade de ser alguém, que batalha pelo futuro, sem comodismos! Muito bom saber que tu pensa assim :D

    ResponderExcluir
  3. filha linda te amamos estamos orgulhosos ....

    ResponderExcluir
  4. Parabens linda pelo texto vc e maravilhosa disse tudo 100% verdade

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto e difícil realidade.. Parabéns pelo seu ponto de vista Maria, e mais ainda por suas atitudes, sentimos tanto Orgulho de ti.. um Beijo, ou melhor, 3 Beijos aqui de casa! Continue assim, menina de Ouro!

    ResponderExcluir