quinta-feira, 21 de novembro de 2013

1ª Café Filosófico na Escola Emília





O café Filosófico é um momento de estudo, reflexão e debate, que busca lançar olhares, a partir da filosofia, para temas relacionados à realidade. Através de um processo de discussão e formação pretende despertar o desejo de interversão na realidade, sobretudo junto às questões juvenis.
Algumas pessoas têm uma compreensão equivocada da filosofia que não condiz com a realidade do fazer filosófico. O filosófico não correspondem ao acadêmico por excelência de linguagem difícil e distante da vida concretas das pessoas. Fazer filosófico é educar o olhar para realidade mais profunda das coisas existentes, é deixar-se tocado pelo mundo e pelas questões que dele decorre. é viver o amor, a amizade pelo saber. 
A filosofia dos antigos gregos consistia em discussões em praça pública a respeito do melhor modo de viver. 
O primeiro Café Filosófico nasceu em PAris no ano de 1992. O filósofo Marc Sautet, especialista em Nietzche, Começou a se encontrar, primeiramente, com amigos, para tomar café nas manhãs de domingo e discutir sobre os problemas de seu tempo. Logo, diversas pessoas de diversas profissões começaram a se juntar num café da bastilha, uma espécie de Café na Praça da Bastilha, uma especie de Café das Idéias, para melhor entender o seu cotidiano. 
Se for verdade que somente as ideias não mudam o mundo, também e muito mais, sem elas nada se muda. É próprio do ser humano usar o pensamento para compreender a si mesmo e a vida. Essa é a missão do Café Filosófico da EEB. Emília Boos Laus Schmidt, resgatar o papel vital da filosofia, a procura de uma excelência de vida.

A organizadora do 1ª Café Filosófico foi a professora Ana Lucia Bortoncello da Silva com as turmas da 3ª śerie do Ensino Médio, a palestrante foi a Psicologa  Carmem Edelwein com o Tema "Orientação Profissional", as turmas convidadas foi as 8ª séries e todas as turmas do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário