terça-feira, 10 de abril de 2012

SAEDE NA EEB EMÍLIA BOOS LAUS SCHMIDT



SAEDE – SERVIÇO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO.

NÚMERO DE ALUNOS ATENDIDOS NO MUNICÍPIO DE SALTINHO: (9) NOVE

PROFESSORA: JAQUELINE PELENTIR ANO: 2012


O atendimento do SAEDE (Serviço de Atendimento Educacional Especializado) caracteriza-se por:
Ser uma modalidade de atendimento : prestada pela escola da rede regular
de ensino, no sentido de oferecer o suporte necessário aos educandos portadores de deficiência, para o acesso ao conhecimento, possibilitando novas oportunidades as CRIANÇAS ESPECIAIS e de novas experiências, para elaborar o saber escolar, sendo que o professor não deverá repetir os mesmos procedimentos ou atividades que são realizadas em sala de aula do Ensino Regular;
O Serviço de Atendimento Educacional Especializado deverá
ser estruturado nas escolas da rede regular de ensino que
atendam deficientes . Sendo parte integrante do projeto político pedagógico da escola responsável pelo funcionamento do Serviço.
O atendimento oferecido pelo SAEDE ocorre em horário oposto da Sala
de Ensino Regular, por meio de atendimento coletivo . O serviço
prestado pelo SAEDE reúne recursos e estratégias que buscam promover o
interesse do aluno, bem como oportunidade de acesso a bens e serviços,
informações e relações no ambiente em que vive. Este suporte tende a
favorecer a autonomia, a produtividade, a integração e a funcionalidade no
ambiente escolar e comunitário.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES QUE SERÃO REALIZADAS:

Atividades diversificadas (nas quais não se destaquem os que sabem mais ou menos, ou os que não sabem). As atividades são exploradas, segundo as possibilidades e interesses dos alunos.
Debates, pesquisas, registros, vivências, são alguns processos pedagógicos pelos quais os conteúdos das disciplinas vão sendo espontaneamente chamados para melhor esclarecer os temas/assuntos em estudo.


FORMA DE AVALIAÇÃO:

O processo de avaliação que é coerente com uma educação
inclusiva acompanha o percurso de cada estudante, a evolução de suas competências e conhecimentos.
A avaliação é realizada para levantar dados para melhor
compreensão do processo de aprendizagem e para o
aperfeiçoamento da prática pedagógica. A avaliação
necessariamente deve ser dinâmica, contínua, mapeando o
processo de aprendizagem dos alunos em seus avanços,
retrocessos, dificuldades e progressos.
Registros e anotações diárias do professor, os chamados
portfólios e outros arquivos de atividades dos alunos, relatórios e caderno individual do aluno.
Também é importante que os alunos se auto-avaliem. Cabe ao professor criar instrumentos que exercitem, auxiliem os alunos a adquirirem o hábito de refletir sobre as ações que realizam na escola e como estão vivenciando a experiência de aprender.

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