quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PALESTRA ÁFRICA NA ESCOLA


           No dia de hoje 28 de dezembro de 2012 está acontecendo na escola Emília Boos Laus Schmidt  palestra com Ivo Severino Macagnam /MSc Engenheiro Agrônomo/ Consultor de Apoio ao Pequeno Agricultor- CAPA / Consultor Internacional do programa das Nações Unidades para o desenvolvimento (PNUD) em sementes crioulas na África com o tema Afro-Desendentes, convidado pelos professores responsáveis pelo Projeto África na Escola Ana Lucia C. Macgnan e Fabiane B. Nascimento. 
        Onde Explanou as contribuições africanas na cultura Brasileira, destacando a grande contribuição de inúmeras palavras da nossa língua mantidas atéos dias de hoje ( Cambada, canjica, maluca, caxumba, fubá, cafundó, moleque, surra, tetéia, resmungo, sovaco...) na alimentação( Canjica com leite, coco, Melancia, Jiló, Melão, Galinha d`angola, feijoada, acarajé, pimenta malagueta...) nas festas e dança o Carnaval e o samba, na religiosidade  religiões de origem africana como o candomblé. Também citou a maneira de se vestir e conviver na África. Destacou também a grande divida social que o Brasil tem com a África, devido aos anos de escravidão, fato este que contribuiu muito para a questão do racismo.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

"Gravuras"

        A professora de artes Janete Lopes trabalhou nas aulas com alunos das 1ª séries do Ensino Médio. A GRAVURA  é produzida a partir de uma matriz que são feita a mão em madeira, papelão,isopor, caixa de leite etc e que resulta no processo de gravação.
         OBJETIVO=> Conhecer e analisar a linguagem de gravura e suas aplicações na arte e comunicação e como meio de expressão.
 






Júri do Tosco

 A turma Correção de Fluxo matutino e vespertino Juntamente com as professoras se Língua  Portuguesa Cleusa de Paris e Jucilei P. Giacominn organizaram o julgamento do Tosco, Júri Simulado de "Ação de Tosco". Foi apresentado para alunos do Ensino Médio e 8ª séries da escola Emília.


















Na Escola Emília tem Projeto URT

          O projeto- URT(Unidade de Referência Tecnológica) foi desenvolvido na Escola Emília Boos Laus Schmidt através do SC Rural onde foi feito Decompositor Orgânico, Jardinamento e o Aquecedor Solar que está em fase de implantação.
            Foi através de oficinas com alunos, professores e direção, teve parceria com a APP da escola. O projeto iniciou em 2011 com duração de 6 anos, a Epagri é responsável pelas atividades desenvolvidas acompanhando as atividades.


Antes



Aquecedor Solar
Decompositor

PROJETO PLANTAS MEDICINAIS!!!

             Os alunos das 1ª séries do Ensino Médio da EEB Emília Boos Laus Schmidt juntamente com a professora Neovilde Cossa Nicolli Professora de Química organizou na escola a Exposição de plantas medicinais onde cada aluno  pesquisou a respeito de uma erva medicinal de nossa região, teve que cultivá-la e no dia de hoje está exposta na área coberta.Este trabalho foi realizado também com a professora Eloize Gutbier juntamente com a correção de fluxo, fazendo a Horto Medicinal na Horta Escolar, tendo parceria com a EPAGRI sendo as mudas fornecidas pela Cooper ITAIPU de Pinhalzinho. Sendo as mudas todas catalogadas.

1ª série vespertina
1ª série vespertina
Organizando os canteiros para as mudas Preparando os canteirros
Alunos plantando as mudas medicinais.Horta Escolar antesHorto Escolar