Para o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Luiz Cézar Medeiros, ações que procuram incentivar a conscientização dos eleitores devem ser implementadas desde cedo, começando pela escola. “É essencial que o jovem, com seu pensamento crítico, participe politicamente na escolha de seus representantes. E para que eles o façam da melhor maneira, é preciso que a escola, através de seus educadores, seja um instrumento de conscientização para esses alunos, inspirando-os a desenvolver plenamente sua cidadania. Além disso, ao adquirir o título de eleitor o jovem ganha maior legitimidade para criticar aqueles que ajudou a eleger”, opinou.
O voto é facultativo para adolescentes entre 16 e 18 anos, mesmo assim, permitir a participação de jovens na escolha de seus representantes significa incluí-los no debate sobre políticas públicas dentro do processo eleitoral. Nessa perspectiva, é preciso desenvolver nesses novos eleitores uma cultura de participação e organização popular, de pensamento crítico e de identidade social, fundamental para ampliar a pressão política que exercem sobre os governantes.
Na Comarca de Campo Erê a campanha começou quarta na escola estadual de Saltinho e vai continuar em Santa Terezinha do Progresso,sexta será a vez de São Bernardino. Nos próximos dias 21 e 22 será a vez de Campo Erê pela vez a escola Médici e Raul Pompeia.
FONTE: Jandir Sabedot (maiores informações acesse